Política Comercial,  Trocas e Devoluções

A MACLINEA MÁQUINAS E EQUIPAMENTOS LTDA, em atenção às normas do Código de Defesa do Consumidor (Lei nº 8.078/1990) e demais legislações aplicáveis, estabelece a presente Política de Troca, destinada a regular os procedimentos para solicitação de troca e/ou devolução de produtos adquiridos em nosso site, WhatsApp, Telefone ou E-mail da MACLINEA, desde que comprovada a compra de forma virtual nos modos acima destacados e nos contatos oficiais da empresa.

1. Disposições Gerais
1.1. Esta política está disponível no site da MACLINEA MÁQUINAS EEQUIPAMENTOS LTDA e será entregue ao consumidor no momento da confirmação da compra, por qualquer âmbito que a realize.

1.2. Toda solicitação de troca, devolução ou arrependimento deverá observar os prazos e condições previstos em lei.

1.3. Todos os detalhes, especificações, funcionalidades, modelos, limitações de uso etc. são previamente determinados pela MACLINEA, que comercializa e envia os produtos aos clientes exatamente como solicitado e fabricados. O responsável pelo recebimento do produto, antes de assinar o comprovante, deve verificar de modo rigoroso e na presença do entregador os seguintes itens: Conferir se o produto recebido está de acordo com a descrição. (Modelo, numeração e todas as características da mercadoria adquirida).
1.4. As fotos do site são meramente ilustrativas, e podem apresentar variações na tonalidade da cor entre foto e produto físico.
1.5. Caso receba algum produto diferente do seu pedido, recuse a entrega, não assine o canhoto de recebimento, e entre em contato imediatamente com a Central de Atendimento, através do telefone (41) 3316 3938 – Ramal 12, ou pelo e-mail posvenda@maclinea.com.br.Se o erro for identificado após o recebimento do produto, não tire as etiquetas e notifique imediatamente a Central de Atendimento.

2. Conforme previsão legal, a MACLINEA disponibiliza 2 (duas) modalidades de troca ou devolução de produtos: (i) por arrependimento do Consumidor; e (ii) por defeito do produto (vício).2.1. No caso de arrependimento do Consumidor de uma compra realizada no Site, WhatsApp , Telefone ou E-mail da MACLINEA, desde que comprovada a compra de forma virtual nos modos acima destacados e nos contatos oficiais da empresa, o Consumidor poderá entrar em contato com a Central de Atendimento e requerer a devolução do produto e o cancelamento da compra, desde que no prazo de 7 (sete) dias corridos, contados da datado recebimento do produto.

2.1.1. No contato com a Central de Atendimento, o consumidor deverá informar o número da Nota Fiscal, nome completo do produto, forma de pagamento e confirmar seus dados pessoais.

2.1.2. A Central de Atendimento informará o procedimento a ser seguido para a devolução do produto.

2.1.3. Se o consumidor optou pela retirada do produto na fábrica ou em qualquer filial da MACLINEA, este efetuará a devolução da mesma forma. Por outro lado, se a opção do Consumidor foi o frete de entrega ao endereço informado, a coleta será realizada no mesmo local, por transportadora contratada pela MACLINEA, no prazo de até 15 (Quinze) dias úteis.

2.1.4. O produto a ser devolvido deve estar acompanhado da Nota Fiscal original e seguir orientações como :i. Embalagem original do produto;ii. Sem marcas de uso ou aplicação;iii. Sem dados e Violação, com todas as partes ou acessórios adquiridos.
2.1.5. O produto devolvido será submetido a uma análise da MACLINEA para asseguraras condições de devoluções.

2.1.6. A MACLINEA efetuará o reembolso, ou criação de um vale compras no mesmo valor. Nas operações pagas em Cartão de Crédito o valor é estornado e, via boleto ou depósito, o valor retornará ao Consumidor também através de depósito bancário, ressaltando que os dados, inclusive CPF/CNPJ, utilizados para a devolução serão os mesmos informados na compra e mencionados na nota fiscal.

2.1.7. A devolução do valor do produto será realizada conforme o meio de pagamento :i. Boleto Bancário: a restituição será realizada em 30 (Trinta) dias úteis após a aprovação da devolução do produto, conforme mencionado abaixo, nos dados bancários a serem fornecidos pelo Consumidor junto a Central de Atendimento. Estes devem ser os mesmos dados que constam na Nota fiscal emitida pela MACLINEA, no momento da compra. ii. Cartão de Crédito: a MACLINEA solicitará a operação de estorno à respectiva administradora do cartão, está por sua vez tem o prazo para processar a requisição de acordo com a política de cada administradora de cartão de crédito. Para pagamentos em cartão de crédito, o procedimento de estorno parcial ou integral do valor pago em seu pedido seguirá as regras da administradora do cartão, podendo demorar de um a dois meses para que o valor seja devolvido, dependendo da data de vencimento de sua fatura. iii. PIX e Depósito Bancário: o valor será devolvido ao Consumidor via depósito bancário no prazo de até 30 (trinta) dias, a partir do recebimento do produto pela MACLINEA. Os dados, inclusive CPF/CNPJ, utilizados para a devolução serão os mesmos informados na compra e constantes na nota fiscal.

2.1.8. Os produtos devolvidos passarão por análise interna da MACLINEA, no prazo de15 (Quinze) dias úteis, e caso seja comprovada a utilização incorreta do produto, não haverá restituição do respectivo valor e o produto será devolvido ao Consumidor. Somente após a análise interna, iniciará a contagem para o prazo de devolução dos valores. O produto deve ser devolvido com todos os seus manuais, certificados de garantia, partes e acessórios.

3. No caso de devolução por defeito, o Cliente terá o prazo de 90 (noventa) dias corridos contados a partir do recebimento do Produto para informar a MACLINEA a respeito do defeito. Neste caso não será realizada devolução do valor pago pelo produto, mas sim a troca pelo mesmo item ou será gerado cupom de desconto em qualquer produto.

3.1. Para comprovar o defeito, solicitamos que sejam enviadas fotos do produto, bem como que seja informado o número do pedido realizado. A MACLINEA analisará as fotografias e, comprovado o erro, informará os procedimentos de troca dos produtos.

3.2. Se necessário, a MACLINEA solicitará o envio do produto à sua central de análise, para confecção de uma perícia no produto, com finalidade de constatar o defeito.

3.3. O prazo para devolução e/ou substituição do produto será contado a partir da emissão do laudo técnico e, uma vez constatado o defeito, o cliente terá o direito à substituição pelo mesmo produto ou outro diverso de mesmo valor.

3.4. Poderá, também, ser gerado um crédito ao consumidor no exato valor do produto adquirido, o qual poderá ser utilizado em qualquer outro produto da MACLINEA.

4. Nosso e-commerce está isento de aceitar a solicitação e devolverá o produto ao seu endereço de entrega sem a restituição dos valores pagos quando: i. O produto for devolvido sem a devida comunicação à Central de Atendimento ao Cliente; ii. A devolução for feita fora do prazo, sempre a contar da data de recebimento do produto; iii. Constatada qualquer divergência entre o produto comprado e o devolvido ;iv. Apresentar indícios de uso e sem as devidas etiquetas; v. Indícios de mal uso do produto; vi. Ausência do manual e acessórios (se houver); vii. Não estiver acompanhado da Nota Fiscal.

4.1. O produto que não atender às condições exigidas acima não será aceito como troca e automaticamente será remetido de volta ao endereço de origem. Nessas condições, a loja reserva-se o direito de fazer nova cobrança de frete.

5. As solicitações em desacordo com este termo, com dados incompletos ou fora dos prazos legais, não serão processadas.

5.1. Esta política poderá ser revisada ou alterada a qualquer tempo, respeitados os direitos adquiridos e a legislação vigente.

5.2. Eventuais dúvidas deverão ser encaminhadas para posvenda@maclinea.com.br

5.3. Caso o Consumidor necessite de qualquer informação, esclarecimento ou atendimento com relação a esta Política de Entrega de Produtos, a MACLINEA e disponibiliza os seguintes canais de atendimento: pelo (41) 3316 3938 – Ramal 12, ou pelo e-mail posvenda@maclinea.com.br.

5.4. A MACLINEA preza pelo bom relacionamento, estando aberta a mediar eventuais controvérsias de forma amigável, sem prejuízo da busca dos órgãos de defesa do consumidor quando necessário.

5.5. Ao efetuar a compra, o consumidor declara estar ciente e de acordo com os termos acima. Vigente a partir de 29/04/2025.Curitiba/PR.